DA IMPORTÂNCIA DE SE CONSULTAR O ADVOGADO ANTES DE QUALQUER NEGOCIAÇÃO IMOBILIÁRIA

DA IMPORTÂNCIA DE SE CONSULTAR O ADVOGADO ANTES DE QUALQUER NEGOCIAÇÃO IMOBILIÁRIA

Por Marina Maria Kamarowski Nascimento – OAB 48.871/PR

16.07.2014

A compra de um imóvel é transação de caráter complexo. O próprio vocabulário contratual muitas vezes é confuso para o comprador; e há uma série de questões legais, bem como de escrituração da propriedade, que podem surgir, gerando diversas dúvidas e, não raras vezes, sérias consequências àqueles que optam por celebrar um negócio imobiliário sem devida assistência profissional.

O advogado é o profissional que pode, desde o início da transação, oferecer a orientação jurídica adequada, esclarecendo aspectos como tributação, obrigações das partes contratantes, prazos estipulados, seguros necessários e possíveis complicações do negócio.

Um bom advogado, quando contratado para assessorar uma compra e venda de imóvel, realizará toda a revisão contratual a fim de garantir que a vontade de seu cliente seja concretizada, e que os eventuais riscos do negócio sejam reduzidos ou mesmo anulados.

Também nos contratos de locação imobiliária a assessoria do advogado é absolutamente necessária para esclarecimentos acerca de fiança, taxas contratuais, prazos e obrigações das partes, dentre tantos outros aspectos.

Em suma, em se tratando de negócio imobiliário, a participação de um advogado com experiência no ramo é fundamental para a proteção do investimento e seguridade financeira do cliente.